Esse artigo cairá como uma luva para você que já ouviu falar em transformação digital e digitalização, mas não ainda em digitização. Para saber a diferença entre os três, fique de olho nesse artigo, pois aqui responderemos todas as dúvidas que por ventura existirem em você.

Digitização: conceito

Um novo nome, há pouco tempo, começou a ser usado pelas organizações: digitização. Este termo está comumente relacionado com atividades de revisão de processos e de aperfeiçoamento de transações.

Justamente por ser nova, a palavra ainda não se encontra na maioria dos dicionários de língua portuguesa.

Verificaremos, ao longo deste artigo, que o sentido de digitização em nada se assemelha à ideia de digitalização, nome já conhecido por todos.

Digitização x Digitalização e Transformação digital

O modo de escrever é bem parecido, porém os sentidos são bem diferentes. Neste artigo, vamos descobrir o significado desses termos e a necessidade de trazer para o seu negócio as práticas de digitalização, digitização e transformação digital.

O que é digitização

A palavra digitização alude ao procedimento de converter o negócio em digital, o que demanda mudanças no seu molde de negócios e fluxo de valor. Para tanto, a empresa tira proveito de novas formas de proceder, preceitos, instrumentais e meios de colaboração, transformando sua atuação no mundo dos negócios e tornando os procedimentos mais inteligentes.

Digitização é diferente de digitalização

Na digitização, em vez de abranger somente os dados físicos para a forma digital, conforme funciona a digitalização, é transformada profundamente a composição, procedimentos e estratégias do negócio. A organização abre mão de suas bases para partir para uma atuação em uma plataforma online.

Com negócios cada vez mais vivos e conectados, a digitização pode diferenciar sua empresa, pois ela ganhará mais peso para se impor no mercado.

Ela também ajuda na redução de custos, o que promove uma renovação da sua empresa. Além disso, esse procedimento possibilita que a sua tática se coadune às precisões do mercado consumidor.

Entretanto, segundo estatísticas do ano de 2016, apenas 9% das empresas conseguem ser digitizadas. Esses dados revelam que é necessário rever os procedimentos e a base da empresa a fim de que a modificação seja realizada.

O que é digitalização e transformação digital

Na transformação digital, as organizações lançam mão do que existe de mais tecnológico com vistas de acrescer a produtividade e, como consequência dessa ação, aumentar seus resultados. A transformação digital é um procedimento amplo que oferece à tecnologia um lugar central na empresa.

Podemos inferir das informações acima que a transformação, embora possa abarcar digitalização e/ou digitização, vai além disso. Nesse procedimento, a organização se utiliza de instrumentos e métodos de dados tecnológicos, como o Big Data, Business Intelligence, People Analytics, entre outros, a fim de potencializar a sua performance e produzir aproveitamento para seus clientes.

Ela possui quatro bases primordiais, que revelam os principais alvos da transformação digital no mercado:

  1. Avanço da eficiência em procedimentos internos
  2. Progresso do conhecimento do cliente
  3. Ampliação da inovação tecnológica na empresa
  4. Criação de estima e vantagem competitiva para as organizações.

Quais são os impactos da transformação digital na empresa?

Fazer uso da transformação digital possibilita que sua organização lucre, diminua gastos, acresça a produtividade de quem trabalha nela e ofereça saídas cada vez mais inovadoras para os clientes.

Quer ver sua empresa fazendo a diferença no mercado? Então não deixe de contatar a Profits Consulting.


Postagem original: 26 de agosto de 2019