Digitização: o que significa?

A digitização é a transformação do negócio para o meio digital. Uma mudança que envolve vários processos complexos, que vão mudar toda a infraestrutura dos negócios.

A digitização pode acontecer já na criação da empresa, como é o caso dos novos bancos digitais, que atuam de forma 100% digital. Em outros casos, uma empresa tradicional pode se beneficiar da tecnologia para transformar sua rotina.

Um exemplo são os contratos digitais ou o uso de serviços digitais para organizar e automatizar processos, como por exemplo ao realizar contratos digitais ou adotar serviços digitais de organização de processos.

E a digitalização?

Já a digitalização é a transformação de dados físicos em dados digitais. Esse processo é muito comum com documentos.

Essa abordagem ganha cada vez mais relevância nas empresas da atualidade, especialmente quando levamos em conta o contexto da globalização.

Com a digitalização, os dados circulam no meio digital, dispensando a necessidade de lidar com um grande volume de papeis. Assim, fica mais fácil assinar contratos, armazenar informações e até analisar o comportamento dos consumidores.

Muitas empresas estão passando pelo momento de digitalização, migrando seus arquivos físicos para o formato digital – um passo importante para quem busca, também, a digitalização.

Quais as diferenças entre digitização e digitalização?

Já falamos um pouco sobre as diferenças entre digitização e digitalização. Mas vale a pena aprofundar mais sobre esse assunto.

A digitalização é um processo de adaptação, ideal para empresas que possuam diversos documentos e processos físicos e estão em busca de adequação para o meio digital.

Vale ressaltar que digitalizar não é o mesmo que escanear documentos. Estamos falando da criação de documentos digitais, que possuem o mesmo valor legal de um arquivo físico.

Já a digitização prevê que toda a operacionalização do negócio se dê em formato digital, desde os canais de comunicação até as plataformas de cobrança e de pagamento.

Agora que você já entendeu a diferença entre eles, descubra o E-clic:

Uma plataforma inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais de forma segura, prática, rápida e mensurável. Podemos ajudar a transformar e proteger sua empresa!

Depois de implantar o sistema de gestão de documento mais aderente em sua empresa, você verá que ele é realmente transformador, facilitando os recursos remotos, e aumentando sua própria tranquilidade sobre a capacidade de sua empresa de perseverar em quase todas as condições de negócios e mitigar seus riscos de segurança.

Conheça o E-CLIC, o GED da Profits Consulting que garante toda segurança e confiança em sua base de arquivos e projetos. Entre em contato conosco!


Postagem original: 10 de junho de 2022