Para muitas organizações, pode ser extremamente difícil rastrear adequadamente seus principais documentos, considerando que as atualizações nos projetos e documentos ocorrem de forma contínua.

Quando essas mudanças se sobrepõem, geralmente têm interdependências comuns. Este é um exemplo de engenharia simultânea, onde os mesmos documentos, projetos de tubulação e instrumentação, arranjos gerais, diretrizes de processo, etc devem ser formatados como parte de duas ou mais iniciativas separadas. A complexidade de várias alterações em documentos de engenharia ao mesmo tempo sobrecarrega as equipes de engenharia.

Além disso, as equipes de manutenção farão mudanças no campo para garantir operações regulares e eficientes da planta. Normalmente, essas alterações são marcadas em desenhos de engenharia que os técnicos imprimem para referência. Em seguida, essas impressões marcadas são entregues à equipe de engenharia para incorporar as alterações no conjunto de documentação atual.

Ao trabalhar em vários projetos simultâneos, pode ser difícil gerenciar documentos e desenhos. A complexidade das informações de engenharia está relacionada ao fato de que todas as relações devem ser preservadas. Informações não controladas são um grande risco em qualquer ambiente de engenharia. Quando diferentes departamentos e partes interessadas precisam criar, modificar, aprovar e usar documentos em projetos separados, o risco de perda ou duplicação de informações aumenta.

Sempre que houver pequenas mudanças de manutenção associadas a um projeto, é importante que os operadores tenham acesso a informações atualizadas. Sem informações atualizadas, os projetos podem demorar mais, custar mais e tornar o processo de transferência mais complicado. Durante projetos de engenharia simultâneos, manter a qualidade, precisão e integridade dos dados e metadados torna-se virtualmente impossível se as partes interessadas não trabalharem em um sistema unificado.

Softwares, como o E-CLIC,  oferecem a possibilidade de gerenciar os documentos em um repositório centralizado, compartilhando e abrigando com segurança toda a documentação técnica relacionada aos ativos. Por causa da relação tag-documento, operações e manutenção podem encontrar facilmente a documentação técnica, incluindo versões anteriores.

Toda a documentação crítica de engenharia é armazenada em um único sistema e pode ser disponibilizada para toda a organização, conectando os departamentos de operações e manutenção perfeitamente à engenharia para trabalhar com segurança e eficiência.

O E-CLIC fornece uma solução completa para gerenciar todas as modificações simultâneas da planta, permitindo manter os documentos conforme construídos (AS BUILT) para operações e manutenção. As empresas podem perceber uma economia obtida por meio da diminuição do tempo de inatividade, devido ao acesso imediato a todos os dados necessários, levando a reparos mais rápidos.

Agende uma demonstração do E-CLIC hoje e conheça mais benefícios para a sua empresa!


Postagem original: 7 de julho de 2021