A gestão de documentos e arquivos em formato digital também ajuda a eliminar alguns riscos que acometem a documentação tradicional, com pilhas e mais pilhas de papel.

É comum que as empresas tenham uma sala específica para os documentos ou deixem os arquivos em armários e gavetas. Assim, mesmo com uma rotina intensa de cuidados, eles podem sofrer com uma série de riscos. Conheça os principais.

  • Ambientais

Os raios solares são um dos principais riscos ambientais, já que estragam o papel e a tinta. Se um documento ficar muito tempo exposto ao sol, pode perder a autenticidade, já que o conteúdo começa a ficar apagado.

  • Físicos

Os riscos físicos incluem altas ou baixas temperaturas, excesso de iluminação e de umidade. Para evitar problemas graves, o ambiente deve ser climatizado, com temperatura sempre entre 20°C e 22°C.

Importante avaliar a qualidade do ar, já que a umidade excessiva pode mofar a papelada, enquanto ambientes muito secos danificam a fibra do papel.

  • Químicos

Excesso de poeira ou a poluição do ar também podem provocar danos aos documentos – e esses fatores nem sempre são levados em consideração.

  • Biológicos

Fungos, roedores e insetos, como traças e formigas, podem se tornar um enorme problema para os documentos. Os pequenos “furinhos”, que surgem no começo, logo tomam conta do papel, destruindo por completo os arquivos.

  • Humanos

E, claro, há o risco do erro humano. Já que as pessoas podem manusear os documentos com pouco ou nenhum cuidado, derramar água e alimentos, guardá-los de forma equivocada ou simplesmente não fazerem o arquivamento.

  • Riscos de segurança

Importante, ainda, falar sobre a insegurança do arquivamento tradicional. Os papéis podem ser acessados por qualquer pessoa, oferecendo o risco de perda de documentos e vazamento de dados.

Um dos maiores benefícios de trocar o ambiente físico pelo digital, é a agilidade e eficiência das operações.

O sistema de gestão de documentos permite o acesso de arquivos de forma muito mais rápida, e garante uma entrega muito melhor de resultados.

Agora que você já entendeu os benefícios da gestão de documentos digitais, descubra o E-clic:

Uma plataforma inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais de forma segura, prática, rápida e mensurável. Podemos ajudar a transformar e proteger sua empresa!

Conheça o E-CLIC, o GED da Profits Consulting que garante toda segurança e confiança em sua base de arquivos e projetos. Entre em contato conosco!


Postagem original: 24 de maio de 2022