O mundo da Engenharia e Construção Civil está em constante evolução tecnológica, e se você é um profissional que atua nesse mercado, é fundamental estar por dentro das tendências que irão moldar o futuro do setor.

Neste artigo falaremos sobre as principais Tendências de tecnologia de Engenharia e Construção Civil em 2023!

Tendências de tecnologia de Engenharia e Construção Civil em 2023
Fonte: Freepik

Leia:

Novas tecnologias na Engenharia Civil: BIM, CIM e VDC em 2023

Em 2023, BIM (Building Information Modeling), CIM (Construction Information Modeling), e VDC (Virtual Design and Construction) serão amplamente utilizados em obras e projetos, para melhorar a eficiência e minimizar erros. 

O BIM permitirá que os engenheiros visualizem e gerenciem o ciclo de vida de um projeto, desde a concepção até a manutenção, em um modelo digital 3D. Por sua vez, o CIM ajudará a controlar todo o processo de construção em tempo real.

Além disso, o VDC permitirá criar projetos construtivos mais precisos e detalhados, além de proporcionar uma visualização muito mais realista de como as estruturas ocorrerão.

Uso de drones na topografia e inspeção de obras em 2023

O uso de drones na topografia e inspeção de obras se consolida cada vez mais como uma alternativa eficiente e econômica às técnicas mais tradicionais.

Em 2023, espera-se que essa tecnologia seja ainda mais aprimorada e acessível, permitindo que os profissionais das áreas de construção e engenharia possam integrar os drones de forma cada vez mais rotineira em suas atividades. 

Com o uso dos equipamentos, é possível mapear áreas de difícil acesso, identificar problemas com mais rapidez e precisão, além de reduzir os riscos e os custos associados a trabalhos realizados em altura.

Ademais, os drones se mostram essenciais para as inspeções de rotina em estruturas e edificações, permitindo detectar eventuais falhas que possam colocar em risco tanto a segurança dos trabalhadores quanto a qualidade das construções.

Armazenamento e gestão de dados na Engenharia e Construção Civil em 2023

A engenharia e construção civil em 2023 terá um avanço significativo em relação ao armazenamento e gestão de dados em projetos. A tecnologia avança rapidamente, tornando-se um diferencial na medida em que o acesso a informações relevantes e precisas é fundamental para o sucesso de um projeto.

Nesse contexto, as soluções de armazenamento em nuvem serão uma tendência cada vez mais comum, permitindo o acesso remoto aos dados e otimizando o trabalho das equipes. 

Tendências de tecnologia de Engenharia e Construção Civil em 2023
Fonte: Freepik

Além disso, as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial serão amplamente utilizadas na análise e interpretação de dados, permitindo tomadas de decisões assertivas em tempo real.

O BIM (Building Information Modeling) também se consolidará como uma ferramenta fundamental na gestão de projetos de construção civil, reunindo todas as informações em um modelo digital 3D de fácil acesso e visualização. 

A segurança dos dados também será uma preocupação crescente, com a utilização de criptografias de ponta e proteção contra hackers. 

Sustentabilidade na Construção Civil em 2023 – tecnologias e tendências

A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais relevante, e em 2023 a tendência é que os avanços em tecnologia sejam ainda mais expressivos. Buscando reduzir o impacto ambiental e ao mesmo tempo melhorar a eficiência energética, muitas construções passarão a utilizar materiais mais sustentáveis e inovações como a energia solar e eólica.

Além disso, modelos de construção colaborativa e participativa, onde a comunidade é envolvida no desenvolvimento e na administração de empreendimentos, tendem a se consolidar. O uso de técnicas de reciclagem e reutilização de materiais de construção também será uma realidade comum em 2023.

Outra tendência é a construção modular, que permite uma economia significativa de tempo e dinheiro ao tornar viável a construção de edifícios de maneira padronizada em larga escala.

Tendências de tecnologia de Engenharia e Construção Civil em 2023
Fonte: Freepik

Conte com as Soluções da Profits Consulting

Está em busca do melhor software de gestão de conteúdo da sua empresa? Por meio do E-CLIC, você pode otimizar processos como controle de documentos, horas trabalhadas, despesas, produtividade e muito mais.

A Profits Consulting oferece soluções em tecnologias e gestão de conteúdo, desde consultorias até o desenvolvimento de softwares personalizados para as suas demandas. Conte com a Profits Consulting para soluções na área de Tecnologia e Gestão Documental.


Postagem original: 23 de junho de 2023