Existem diversos desafios do Controle de Documentos para Engenharia, por isso é essencial preparar a sua empresa. Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como a Gestão de Documentos pode ser benéfica para esse ramo.

Para isso, contamos com a presença de Otto Machado, o CEO da Profits Consulting. Confira tudo!

Fonte: Freepik

Leia:

Os principais desafios das empresas de engenharia no controle de documentos

As empresas de engenharia enfrentam diversos desafios relacionados ao controle de documentos, que são essenciais para o sucesso de seus projetos. Um dos principais desafios é garantir a busca rápida e eficiente de documentos, evitando perda de tempo e atrasos nos processos.

De acordo com Otto Machado, CEO da Profits Consulting, os problemas mais comuns encontrados por empresas de engenharia são “na busca rápida de documentos, controle ágil e confiável do status dos documentos, tramitação de documentos de forma ágil e confiável, extravio de documentos e uso de versões desatualizadas, acesso ágil e confiável aos documentos para grupos de profissionais geograficamente dispersos, permissões de acesso aos documentos, rastreabilidade das ações realizadas nos documentos e padronização dos documentos” – disse Otto.

Logo, é necessário manter um controle ágil e confiável do status dos documentos, assegurando que estejam atualizados e disponíveis para os profissionais envolvidos no projeto. A tramitação de documentos também é um ponto crítico, exigindo um fluxo de trabalho ágil e seguro para garantir que a informação chegue ao destinatário correto, sem atrasos ou falhas.

O extravio de documentos e o uso de versões desatualizadas podem comprometer a precisão e a eficácia dos projetos, sendo essencial adotar medidas para evitar tais situações. Além disso, o acesso ágil e confiável aos documentos é fundamental, especialmente para equipes geograficamente dispersas, demandando soluções de compartilhamento eficientes e seguras.

A atribuição adequada de permissões de acesso aos documentos é outro desafio, pois é preciso garantir que cada grupo de profissionais tenha acesso apenas às informações pertinentes às suas funções.

A rastreabilidade das ações realizadas nos documentos é indispensável para garantir a transparência e o controle sobre as alterações e revisões realizadas.

Por fim, a padronização dos documentos, tanto em termos de layout quanto de codificação, é fundamental para evitar inconsistências e facilitar a colaboração entre os profissionais envolvidos nos projetos de engenharia. Superar esses desafios é essencial para garantir a eficiência e o sucesso das operações no setor.

Desafios do Controle de Documentos para Engenharia
Fonte: Freepik

Como a gestão inadequada de documentos pode afetar negativamente os projetos de engenharia?

De acordo com Otto, a gestão inadequada gera “um elevado gasto de horas com atividades simples, resultando em perda de produtividade/lucratividade e atraso dos projetos, como localizar documentos, criar relatório de status, encaminhar os documentos para as etapas do fluxo e mais.” – disse.

Além disso, disponibilizar documentos para grupos de profissionais geograficamente dispersos pode se tornar um desafio, afetando a comunicação e a colaboração entre as equipes.

Os prejuízos financeiros e riscos de acidentes em obras podem ser ocasionados pelo extravio de documentos, levando a atrasos e custos adicionais. O uso de documentos desatualizados também pode resultar em decisões equivocadas, que comprometem a qualidade e a segurança dos projetos.

Outro ponto é o vazamento de informações confidenciais, podendo ocorrer devido à falta de gestão adequada sobre as permissões de acesso aos documentos e à ausência de rastreabilidade das ações realizadas nos mesmos. 

Isso pode resultar em violações de privacidade e segurança, causando danos irreparáveis à empresa e aos clientes. Portanto, uma gestão eficiente de documentos é essencial para o sucesso e a integridade dos projetos de engenharia.

Quais são os principais benefícios de implementar um sistema de gestão eletrônica de documentos (GED) na área de engenharia?

De acordo com Otto, existem 4 principais áreas onde o benefício de um sistema de gestão se torna mais evidente: maior produtividade, qualidade da informação, segurança da informação e impacto ambiental.

Em termos de produtividade, o GED permite uma busca rápida e eficiente de documentos, além de monitorar fluxos de documentos e prazos, aumentando a agilidade e a eficácia dos processos. Verificadores podem revisar documentos digitalmente, agilizando o trabalho.

A qualidade da informação é aprimorada com o controle automático de revisão, evitando o uso de documentos desatualizados. O acesso aos documentos via dispositivos móveis permite utilizar revisões atualizadas em qualquer lugar e criar checklists para evitar falhas recorrentes.

Em relação à segurança da informação, o GED oferece permissões detalhadas, em conformidade com a LGPD, evitando acessos indevidos. O registro de todas as ações nos documentos também reforça a segurança.

Além disso, a gestão eficiente de documentos contribui para a redução de custos e prazos em projetos de engenharia, aumentando a produtividade das equipes ao reduzir atividades operacionais e retrabalhos. 

Relatórios rápidos e confiáveis permitem tomadas de decisão mais ágeis e assertivas, impulsionando a eficiência e o sucesso dos projetos. Também há um impacto ambiental positivo, com a redução de toneladas de CO2e/ano devido à diminuição do consumo de energia e transporte.

Indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a eficácia do controle de documentos na engenharia

De acordo com Otto, alguns dos indicadores de desempenho mais importantes são: Curva S, Análise de Valor Agregado, Documentos planejados versus documentos produzidos no período, Média de erros de checklists por documento, Taxa de retorno de documentos comentados pelo cliente.

Desafios do Controle de Documentos para Engenharia
Fonte: Freepik

Conte com as Soluções da Profits Consulting

Está em busca do melhor software de gestão de conteúdo da sua empresa? Por meio do E-CLIC, você pode otimizar processos como controle de documentos, horas trabalhadas, despesas, produtividade e muito mais.

A Profits Consulting oferece soluções em tecnologias e gestão de conteúdo, desde consultorias até o desenvolvimento de softwares personalizados para as suas demandas. Conte com a Profits Consulting para soluções na área de Tecnologia e Gestão Documental.


Postagem original: 31 de agosto de 2023